domingo, 10 de março de 2013

INDIGNAÇÃO

Os últimos dias, os últimos acontecimentos no cenário político nacional, me deixaram tão estarrecida e indignada, que optei por não escrever aqui no blog, pois como humana que sou, tenho plena consciencia que iria errar a mão nas palavras.
A eleição de Marco Feliciano, um racista homofóbico, pastor de incoerentes e perdidas ovelhas, para a presidencia da comissão dos direitos humanos (com minúsculas mesmo), acompanhado do ícone do absurdo Jair Bolsonaro, me fez atentar mais uma vez para o detalhe de que os acordos políticos organizados no país, onde as alianças espúrias entre os partidos são capazes de gerar as maiores sandices, nos faz reféns de uma direita imbecil, retrógrada, racista, elitista, homofóbica e capaz de atropelar qualquer um por dinheiro.
Estou cansada , sinceramente.
Esta semana, publiquei aqui uma texto em que alertava para a importancia do voto em candidatos realmente comprometidos com nossas questões. Fomos todos, e isto não falo só em relação ao povo negro, mas a todos os cidadãos de bem desta pobre nação rica, avacalhados. Sofremos uma dura bofetada, um deboche, um esculacho.
Vídeos mostrando Marco Feliciano pegando dinheiro de fiéis, vendendo bençãos divinas por módicos R$ 1.000,00. Bolsonaro mandando os militantes do Movimento Negro voltarem para o zoológico. Nas redes sociais, milhares de pessoas expondo sua indignação. Manifestos nas ruas contra este achincalhe ético e moral.
De outro lado, pastores evangélicos pedindo a cassação do mandato do Deputado Jean Wyllis por QUEBRA DE DECORO.
Uma inversão de valores perigosa. Uma patrulha religiosa desumana, que produz todo tipo de preconceito e violencia. Um momento perigoso este em que vivemos.
Tenho me questionado sobre o papel da Presidenta Dilma neste cenário. A verdade é que acredito que ela deveria fazer um pronunciamento explicando a todos nós os limites de sua atuação à frente desta baderna, deixar clara a sua opinião, se esforçar para moralizar os poderes legislativo e executivo. Os agressores da nação tem por obrigação que responder criminalmente pelo que fazem e dizem. Se está liberado roubar, ofender, desmoralizar e nada lhes é imputado, melhor será partirmos para a completa anarquia.
Mais desaforos virão. Mais sacanagens a vista. Um dos maiores desmatadores do país também foi eleito esta semana presidente da comissão de meio ambiente. A verdade é que as péssimas práticas estão sendo legalizadas, e nós apenas temos o direito de pagar altíssimos impostos para manter a farra desta corja.
Estamos todos cansados. Porém, a indignação está tomando corpo, os piores sentimentos sendo atiçados, e sinto que a qualquer momento esta corda, já muito desgastada e puída, vai acabar se rompendo.
O cidadão de bem vai acabar tomando as rédeas da situação na marra. Não consigo ver outra saída hoje. Ou paramos tudo e explicamos quem é que manda, quem é o verdadeiro patrão desta cambada, ou eles entrarão em nossas casas, pisarão em nossas camas, cuspirão em nossos pratos enquanto assistimos a tudo, assustados e indefesos.

Andrea Tinoco

 


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

                                                      Bertold Brecht


Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

                                                     Maiakovski

2 comentários:

  1. Parabéns Andrea! Uma linda e profunda reflexão. Compartilho da tua opinião em gênero, número e gra. Bjs
    Jorge Luiz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meu amigo! Sei o quão guerreiro voce é e imagino o tamanho da sua indignação também.

    ResponderExcluir