terça-feira, 16 de abril de 2013

A linha de cor..



15 de abril de 1947 Jackie Robinson rompe a "linha de cor" no beisebol americano.

A liga de beisebol americana foi criada em 1869, 4 anos após o fim da Guerra Civil. Desde então, os jogadores negros tinham seus próprios clubes e ligas, enquanto que a mais famosa competição do esporte, a "Major League", era composta apenas por atletas brancos. Este quadro se manteve até Jackie Robinson, um atleta negro vindo da Geórgia, assinar com o Brooklyn Dodgers.

Robinson jogou seu 1° jogo com os Dodgers em 15 de abril de 1947, no campo de Ebbets. Nesta ocasião, compareceu uma multidão de 26 mil pessoas, sendo mais da metade de negros que foram apoiá-lo. Porém, durante seus primeiros anos de carreira, Robinson sofreu com sórdidos atos de ódio racista e ressentimento de torcidas, de equipes adversárias, e até mesmo de alguns companheiros.

Em alguns jogos, além das vaias chegou mesmo a ser ferido, o atleta e sua família também chegaram a ser ameaçados caso não se retirasse da Major League. Contudo, com ajuda de alguns companheiros, de dirigentes do Dodgers e de sua força e paixão pelo esporte se manteve até 1956 jogando.

Não apenas jogando, mas se destacando entre os melhores jogadores de beisebol dos EUA, fato que abriu caminho para muitos outros atletas negros no esporte. Robinson jogou em seis "World Series" e foi peça fundamental para a vitória do Dogers no Campeonato de 1955 . Foi seis vezes consecutivas para o All-Star Games, de 1949 a 1954, por fim, ganhou o título de "National League Most Valuable Player", isto é, o jogador mais valioso, da temporada de 1949.

Em 1962 ingressou no Hall da Fama do Beisebol. Mais significativo ainda, em 1997 a Major League aposentou o seu número de uniforme, N° 42, em todas as equipes da liga principal, ele foi o primeiro atleta profissional, em qualquer esporte a receber tamanha honraria. Por fim, iniciado em 15 de abril de 2004, adotou-se o "Jackie Robinson Day" data onde todos os jogadores de todas as equipes usam o N° 42 - ideia inspirada na frase de um de seus companheiros de time quando este falou: "Quem sabe amanha todos usemos 42, para que ninguém mais consiga nos diferenciar".

Antes de muitos movimentos pelos direitos civis dos afro-americanos, Jackie Robinson fez história na luta contra o racismo e a segregação contra os negros nos EUA usando o esporte como um meio importante para esta conquista.

Texto: Rafael Gota
Administração Imagens Históricas

Foto: Revista Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário