segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reunião do CENIERJ em Itaocara foi demonstração de construção, força e determinação!

A reunião de avaliação do 48 Encontro do CENIERJ, aconteceu no último final de semana na linda e acolhedora cidade de Itaocara. As lideranças de várias entidades de Movimento Negro foram recepcionadas pela presidente do CENIERJ Ivonete Mendonça, e pelos briosos e estóicos Marechal e Marcelo, presidente e vice presidente do Movimento Negro de Itaocara, respectivamentes.
Num ambiente bucólico e muito acolhedor, as instalações do Hotel Zezé, tendo a frente a socióloga Thereza, remetiam a todos os presentes a lembranças de um Brasil colonial, o que para o povo negro, em si, já foi extremamente inspirador.
Tendo como pauta, além da avaliação, novas propostas de construção e mobilização, além das questões que cada entidade vem atravessando em seus municípios de origem, o foco na produção de projetos para nossos jovens negros foi tema que permeou todas as falas. Na oportunidade, o GRIOT, instituição de Arraial do Cabo que atua com cultura, arte e educação afro-brasileira, foi aceito pela plenária como novo membro do CENIERJ, conforme rege o Estatuto.
A verdade é que hoje está sendo quantificado o número de extermínio de jovens negros no Brasil, realidade perversa produzida pela ausencia de verdadeiro interesse do poder público para resolver o cerne desta questão, que é de nosso conhecimento desde sempre. Esta é a nossa realidade.
Escrevendo estas linhas num momento em que me sinto orgulhosa pelo poder de articulação política apartidária dos jovens no Brasil inteiro, que demonstram de maneira clara que a alienação proposta fracassou, ouso afirmar que nossa militância construída ao longo de dolorosos anos de muita luta e muita indignação não existe em vão. Precisamos viver uma nova maneira de pensar e respeitar.
Avante, CENIERJ.
Estamos no caminho certo!

Professor Maurício, Movimento Negro de Saquarema

Nesta foto Eliane de Friburgo (ao centro) ao lado de sua irmã Ilma,analisa documentos. Contribuição criteriosa e inteligente, sobre a questão estatutária do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio deJaneiro. A direita, nosso poeta cabofriense Manoel Justino.



Na foto João Leite do Movimento Negro de Caxias, usa palavra sob o olhar atento da mesa dirigente dos trabalhos. Aglaia Olegário, secretariando com muita competencia a reunião.




Uma plenária bastante descontraída produziu um grande momento na proposta de reconstrução do CENIERJ



Diretoria do Movimento Negro de Arraial do Cabo



João Félix,além de representante do MCPCN também recebeu a delegação de Movimento de Concientização de Volta Rendonda para representar aquele Município. Na foto, ao lado de representantes de Saquarema e Nova Friburgo.





Margareth Ferreira e Josimaria,atentas e descontraidas,participaram da reunião de Itaocara contribuindo de forma incansável. Novos rumos calcados em grandes vivencias.

 
 A impagável elegancia do companheiro Americano, do Movimento Negro de Mesquita,  com seu poder da palavra certa e seu bom humor contagiante.

 
 Marechal, presidente do Movimento Negro de Itaocara. Um homem de palavra firme, de conduta séria, companheiro inestimável nesta nossa caminhada no CENIERJ. Obrigada pela excelente recepção, acolhedora e muito produtiva.



Ao centro, Ivonete Mendonça, presidente do CENIERJ. Incansável na luta pelo resgate das nossas tradições, mas com foco no trabalho forte para a construção de um futuro melhor para o nosso povo.






























2 comentários: